Esporte das Letras: de uma briga de irmãos surgem duas marcas poderosas
É pouca gente que sabe, mas duas das maiores empresas do ramo esportivo surgiram na mesma família.
À frente do tempo, dois irmãos criaram em casa calçados destinados a quem praticava esportes nos anos 1920.
À medida que a empresa crescia, a rivalidade dos irmão aumentava. Explodiu a Segunda Guerra e, com ela, a parceria também.
Da ruptura surgiram Adidas e Puma.
É essa história, uma das mais ricas do business esportivo, que Alexandre Barreto, pós-graduado em letras e colunista do Lei em Campo, traz depois de mais uma fuçada pelas livrarias brasileiras.
Na sexta, o Esporte das Letras entra em campo.
Livro da semana: Invasão de campo – Adidas X Puma
"Invasão de campo, Adidas, Puma e os bastidores do esporte moderno" revela, ao explorar a briga dos irmãos Dassler, negociações, traições, tino empresarial e o envolvimento de grandes empresas com o esporte.
No início da década de 1920, na Alemanha, os irmãos Adi e Rudolf Dassler inovaram ao criar uma fábrica de calçados destinados exclusivamente à prática de esportes – voltados para o atletismo. Adolf Dassler (conhecido por Adi) começou a produzir os calçados na cozinha da casa de sua mãe, na Baviera. A ele juntou-se seu irmão, Rudolf, e criaram a Fábrica de Sapatos Irmãos Dassler. Desenvolveram itens específicos para corredores, diferentes do que havia então à disposição. Revolucionaram a manufatura dos calçados utilizados em corridas. Não durou muito, porém, a manufatura dos Dassler. As dificuldades vividas durante a Segunda Guerra na Alemanha, aliadas às traições mútuas entre os irmãos, levaram à separação: Adi Dassler criou a Adidas (junção de seu apelido, Adi, com as iniciais do sobrenome, Das); Rudolf, a Ruda, mais tarde rebatizada Puma.
O livro expõe os bastidores de uma rede que envolve grandes jogadas de marketing, concorrentes de peso como Nike e Reebok, tramas políticas, cifras multibilionárias, inovações técnicas e celebridades internacionais no processo de globalização do esporte. Conta também o que era o "Pacto Pelé", e mostra como João Havelange, Beckenbauer e Beckham entram nessa história.
Aborda, ainda, a transformação das marcas esportivas em ícones da moda urbana, e apresenta os conceitos por trás de grandes campanhas publicitárias como "Just do it" e "Impossible is nothing", e traz grandes jogadas dos bastidores da Fifa, das Copas do Mundo e das olimpíadas. Enfim, reúne esportes, negócios, guerras, política, cultura, costumes, e muita informação interessante!
Ah, recentemente a Globosat lançou um documentário excelente sobre os irmãos Dassler, chamado "Adidas X Puma: irmãos e rivais". Está disponível online via streaming aqui.
Invasão de campo – Adidas, Puma e os bastidores do esporte moderno
Editora: Zahar
398 páginas
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