Topo

Lei em Campo

Esporte das letras traz obra sobre relações de trabalho no esporte

Andrei Kampff

02/08/2019 17h00

Fim de semana. Hora daquela tabelinha de respeito: futebol, literatura e esporte.

E o Alexandre Barreto traz desta vez vez uma obra que analisa as relações de trabalho no desporto.

Boa leitura, e um baita fim de semana!


 

Livro da semana: "Relações de trabalho no desporto"

O livro da semana é uma coletânea de artigos que abrangem os principais temas relacionados a Direito do Trabalho Esportivo, escrito por diversos autores e coordenado por Fábio Menezes de Sá Filho e Luis Guilherme Zainaghi. Quase todos os temas mais importantes dessa área recebem atenção na obra, que começa com a evolução histórica da legislação trabalhista esportiva, tratando de suas especificidades e características. Depois, vêm ainda artigos sobre o contrato de trabalho esportivo e suas peculiaridades; direito de licença de uso da imagem do atleta profissional; (in)constitucionalidade da mudança do direito de arena pela Lei 12.395, que alterou diversos dispositivos da Lei Pelé; trabalho da criança e do adolescente como atleta de futebol e nos esportes em geral.

O colunista do Lei em Campo Luiz Marcondes traz, no livro em questão, relevante capítulo sobre os direitos econômicos de jogadores de futebol à luz da lex sportiva e da lex publica, em que trata de restrições à comercialização de tais direitos impostas pela FIFA, abordando também a Lei Pelé e os resultados de tais restrições.

Em artigos sucintos mas nada superficiais, o livro nos brinda ainda com textos sobre mecanismo de solidariedade e indenização por formação; efeitos do doping no contrato de trabalho; regulação da profissão de árbitro; justa causa no esporte; autonomia da vontade frente ao esporte de alto rendimento; entre outros artigos, num total de 25 textos de relevância para os profissionais da área.

……….

Relações de Trabalho no Desporto
Editora LTr
232 páginas

Sobre o autor

Andrei Kampff é jornalista formado pela PUC-RS e advogado pela UFRGS-RS. Pós-graduando em Direito Esportivo e conselheiro do Instituto Iberoamericano de Direito Desportivo e criador do portal Lei em Campo. Trabalha com esporte há 25 anos, tendo participado dos principais eventos esportivos do mundo e viajado por 32 países atrás de histórias espetaculares. É autor do livro “#Prass38”.

Sobre o blog

Não existe esporte sem regras. Entendê-las é fundamental para quem vive da prática esportiva, como também para quem comenta ou se encanta com ela. De uma maneira leve, sem perder o conteúdo indispensável, Andrei Kampff irá trazer neste espaço a palavra de especialistas sobre temas relevantes em que direito e esporte tabelam juntos.