Topo

Lei em Campo

No #esportedasletras, Justiça Desportiva e suas decisões

Andrei Kampff

08/11/2019 16h00

Sexta é dia daquela tabelinha que é sempre um sucesso: direito, esporte e literatura.

E dessa vez o nosso rato de livraria encontrou um livro que me agrada demais, já que explora casos concretos para ajudar a explicar como funciona nosso direito esportivo.

Vale ler o livro de Marcelo Jucá, e a resenha do Alexandre Barreto.

VEJA TAMBÉM: 

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

 


Livro da Semana: "Justiça Desportiva e suas Decisões – Estudo de Casos"

Na busca por material para os interessados em direito esportivo, seguimos à procura de referências bibliográficas – e por vezes nos deparamos com gratas surpresas. Aliás, é nessa busca por ser uma fonte confiável de consulta e conhecimento que o Lei em Campo lançou recentemente uma nova seção no site: Trabalhos Acadêmicos. Assim como os livros que garimpo aqui para esta seção, lá também teremos um repositório vasto e amplo para operadores do direito, estudantes, jornalistas (sempre necessário conhecer sobre o que se fala, né?) e os famosos e sempre bem-vindos "curiosos", aqueles sedentes por cultura e conhecimento mesmo fora de suas áreas de atuação.

Bem, nossa dica de hoje é um livro que pode tanto ser encarado como obra de referência, para consulta em relação a situações específicas, como um arrazoado coeso e interessante sobre julgados na seara do direito esportivo.

Em "Justiça Desportiva e suas decisões", Marcelo Jucá explora decisões de julgamentos abrangendo casos ligados ao futebol, o esporte mais popular e que envolve as maiores competições e os maiores valores em nosso país. Dada a relevância dessa modalidade esportiva, que ultrapassa as fronteiras especializadas e chega às discussões de bar, é sem dúvida uma boa fonte de conhecimento e utilidade para aplicação por aqueles envolvidos profissionalmente com o direito esportivo.

Ah, e se você tem alguma dica, conheceu algum livro interessante ou mesmo é autor de um, mande pra gente! A seção Esporte das Letras agradece sugestões e quer estar sempre divulgando o que for publicado na área.

Justiça Desportiva e suas Decisões – Estudo de Casos
Marcelo Jucá
Editora Quartier Latin
118 páginas

Sobre o autor

Andrei Kampff é jornalista formado pela PUC-RS e advogado pela UFRGS-RS. Pós-graduando em Direito Esportivo e conselheiro do Instituto Iberoamericano de Direito Desportivo e criador do portal Lei em Campo. Trabalha com esporte há 25 anos, tendo participado dos principais eventos esportivos do mundo e viajado por 32 países atrás de histórias espetaculares. É autor do livro “#Prass38”.

Sobre o blog

Não existe esporte sem regras. Entendê-las é fundamental para quem vive da prática esportiva, como também para quem comenta ou se encanta com ela. De uma maneira leve, sem perder o conteúdo indispensável, Andrei Kampff irá trazer neste espaço a palavra de especialistas sobre temas relevantes em que direito e esporte tabelam juntos.