Topo

Lei em Campo

Esporte das Letras traz livro sobre Direito do Trabalho Desportivo

Andrei Kampff

29/11/2019 16h50

É sexta! Já programou o seu fim de semana?

Que tal aquela tabelinha entre esporte, direito e literatura.

O nosso "homem-livraria"Alexandre Barreto traz mais uma bela dica para você. Um livro que trata das questões em que esporte e direito trabalhista se encontram. Sempre uma boa discussão, e uma bola leitura.

O nosso colunista Alexandre traz mais um livro de Maurício Corrêa da Veiga.

Nos siga nas redes. sociais: @leiemcampo 

 


Livro da Semana: "Manual de Direito do Trabalho Desportivo"

Mais uma vez temos o prazer de encontrar um livro do Maurício de Figueiredo Corrêa da Veiga, que tem importante contribuição para a literatura relacionada ao Direito Esportivo. Já indicamos aqui Temas atuais do Direito Desportivo e Direito e Desporto, ambos do Maurício, e hoje trazemos mais uma.

O Direito do Trabalho tem profunda ligação com o Direito Esportivo. Afinal, todas as questões afetas ao contrato de trabalho do atleta profissional são dirimidas pela Justiça do Trabalho. Essa foi a razão da elaboração desse "Manual de Direito do Trabalho Desportivo", que tem por finalidade investigar e debater temas que são enfrentados cotidianamente pelos Tribunais Regionais do Trabalho e pelo Tribunal Superior do Trabalho, dentre eles, a atividade desempenhada pelo menor, independência e autonomia dos contratos de trabalho de atletas, negociação coletiva em matéria trabalhista-desportiva, utilização do "direito de imagem" como forma de camuflar o pagamento de salário, direito de arena para os participantes do espetáculo e a responsabilidade civil dos dirigentes desportivos.

Claro que o mundo esportivo bebe de vários ramos do direito, mas, mesmo considerando a estreita ligação do Direito Esportivo com o Direito Civil, Constitucional, Tributário e Penal, é no campo do Direito do Trabalho que as afinidades entre as duas áreas mais se evidenciam, o que dá ainda mais valor a esta obra, que trata dessa relação específica.

Manual de Direito do Trabalho Desportivo
Maurício de Figueiredo Corrêa da Veiga
Editora LTr
352 páginas

Sobre o autor

Andrei Kampff é jornalista formado pela PUC-RS e advogado pela UFRGS-RS. Pós-graduando em Direito Esportivo e conselheiro do Instituto Iberoamericano de Direito Desportivo e criador do portal Lei em Campo. Trabalha com esporte há 25 anos, tendo participado dos principais eventos esportivos do mundo e viajado por 32 países atrás de histórias espetaculares. É autor do livro “#Prass38”.

Sobre o blog

Não existe esporte sem regras. Entendê-las é fundamental para quem vive da prática esportiva, como também para quem comenta ou se encanta com ela. De uma maneira leve, sem perder o conteúdo indispensável, Andrei Kampff irá trazer neste espaço a palavra de especialistas sobre temas relevantes em que direito e esporte tabelam juntos.