Topo

Lei em Campo

Começou! Tudo caminha para um mundo diferente depois dessa Copa do Mundo

Andrei Kampff

12/06/2019 05h15

É pra valer?

Quantos sopros de mudança, quantas promessas, quanta desesperança. Mas ninguém nunca pensou em desistir. Depois de tantos nãos, parece ter chegado a hora de ouvir e sentir a emoção de receber um gigantesco sim.

A Copa do Mundo da França é o assunto de Danielle Maiolini, advogada especializada em direito esportivo e colunista do Lei em Campo.

 


 

Não é a primeira. Longe disso. Lá vamos pra oitava. E por que seria diferente?

Há algo que traz a sensação. Ingressos esgotados. Estádios lotados. Seleções nacionais mais fortes. Transmissão ao vivo na maior rede de TV do país. Comentaristas exclusivas. Grandes patrocinadores. O primeiro uniforme desenhado especialmente pros corpos que o ocupam.

Começou. A cada passo campo adentro, a pegada de quem dá a notícia de que chegou. E não vai sair. Terreno ocupado. Hora da festa. De suor, e de festa. Na grama. Onde o jogo é justo. E não tem vantagem de nascença. Que vença a melhor. E o talento só não basta. Tem que ter força. Tem que batalhar. E tem que querer.

Mas pra quem enfrenta tanta peleia do lado de fora, o que vem da bola não assusta. Não assusta quem ouviu não. Por causa do corpo. Por causa dos seios. Por causa do útero. Não assusta quem desafiou. E foi presa. E desafiou de novo. Porque nasceria quantas vezes fosse preciso pra jogar. Pra abrir caminho. Pra alimentar os sonhos de quem vem atrás.

Não assusta quem ouviu que isso não ia pegar. Que a moda ia passar. E ficou pra ver. Quem jogou no silêncio, e fez barulho. Quem fez parte. E fez história. Quem chegou aonde queria. E merecia. E agora quer mais. Quem tem gravado lá na alma. Que é assim que é. E o corpo responde. Como tem que ser.

Não assusta quem tem a tranquilidade de saber que conseguiu. E que aqui chegadas, o que vem pela frente é colheita. Porque não são obrigadas. A provar nada. Pra ninguém. Não assusta quem joga bola. Boa sorte. Boa Copa!

Sobre o autor

Andrei Kampff é jornalista formado pela PUC-RS e advogado pela UFRGS-RS. Pós-graduando em Direito Esportivo e conselheiro do Instituto Iberoamericano de Direito Desportivo e criador do portal Lei em Campo. Trabalha com esporte há 25 anos, tendo participado dos principais eventos esportivos do mundo e viajado por 32 países atrás de histórias espetaculares. É autor do livro “#Prass38”.

Sobre o blog

Não existe esporte sem regras. Entendê-las é fundamental para quem vive da prática esportiva, como também para quem comenta ou se encanta com ela. De uma maneira leve, sem perder o conteúdo indispensável, Andrei Kampff irá trazer neste espaço a palavra de especialistas sobre temas relevantes em que direito e esporte tabelam juntos.