Tem decisão da Libertadores na Europa. TAS pode tirar título do River?
Já aviso, a chance é pequena.
No esporte, resultado de campo vale muito, e só algo extraordinário, que foge de maneira absurda e incontroversa à regra do jogo pode fazer com que a Justiça Esportiva anule uma partida. E, nesse caso, não é um jogo qualquer. Trata-se simplesmente da partida mais importante do futebol argentino, a final da Libertadores do ano passado.
VEJA TAMBÉM:
Mas a chance existe.
O Boca Juniors entrou com pedido no TAS em função dos atos violentos provocados pela torcida do River Plate na partida que decidiria a Libertadores de 2018 no Monumental de Nunez, a casa do River. Com o ônibus do Boca apedrejado e jogadores atingidos, a partida foi cancelada.
O julgamento acontece nessa semana em Madri, na Espanha, justamente o local escolhido pela Conmebol e onde aconteceu a partida final da competição.
O Boca alega que o River, como mandante, não garantiu a segurança obrigatória estabelecida pelo Regulamento da Libertadores. O River diz que a responsabilidade era do poder público, e que até o Ministro da Segurança de Buenos Aires renunciou ao cargo após os incidentes.
Mas o Boca tem a seu favor uma decisão do próprio Tribunal Disciplinar da Conmebol, que puniu o próprio Boca por atitudes violentas da torcida. Em 2015, também em jogo pela Libertadores, um torcedor do time furou o túnel inflável que leva os jogadores do vestiário ao campo e atingiu os jogadores do River com gás de pimenta. O jogo foi cancelado. O Tribunal Disciplinar considerou o River ganhador do jogo por 3 x 0 e eliminou os xeneizes da competição.
E agora? A questão passa por provas, e a os três julgadores irão avaliar se os fatos justificariam a punição máxima do Regulamento da Conmebol para casos como esse, a determinação do resultado da partida.
Até o Boca sabe que as chances de ficar com título são mínimas, mas tem um detalhe: a chance de ganhar uma indenização significativa é bem maior.
O desafio do Boca Juniors segue complicado, mas a decisão ainda não terminou.
Entenda por que as chances de tirar o título do River são pequenas com Thiago Braga, que conversou com especialistas sobre o assunto.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.