Topo
Lei em Campo

Lei em Campo

Categorias

Histórico

Esporte das Letras traz obra que aborda temas atuais de direito esportivo

Andrei Kampff

26/07/2019 12h30

Sexta é dia de programar o fim de semana. Com um livro na mão, a programação fica ainda melhor.

E o #esportedasletras te ajuda nessa. A tabelinha esporte, direito e literatura traz essa semana o livro " Temas Atuais do Direito Esportivo".

É mais uma dica do Alexandre Barreto, pós graduado em letras, colunista do Lei em Campo e leitor contumaz.


 

O livro desta semana traz contribuições importantes ao analisar peculiaridades inerentes à atividade de atleta profissional, que apresenta características que a diferem da prática laboral em outras profissões. Mais ainda, como diz o autor, Mauricio de Figueiredo Corrêa da Veiga, "os temas ligados ao Direito Desportivo se tornam ainda mais delicados, tendo em vista a multidisciplinaridade que envolve o assunto".

Bem, nesse livro, então, Corrêa da Veiga consegue reunir vários desses temas e muito dessa disciplinaridade e dessas peculiaridades que tornam esse ramo tão instigante e importante.

E já dá a largada ao tratar, de cara, da questão do acidente de trabalho do atleta – e suas consequências. Pergunta Mauricio: "Será a atividade desempenhada pelo atleta profissional uma atividade de risco?".

Em seguida o tema é se o tempo de concentração de um atleta deve ser considerado hora extra. Alguém arrisca um palpite? Mas tem mais: a obra trata de direito de imagem e da figura do treinador de futebol, do seguro obrigatório e suas implicações no contrato de trabalho e da negociação coletiva como forma de solução de conflitos de natureza esportivo-trabalhista. Não é pouca coisa!

Importante, também, como tratado no nosso programa Lei em Campo no YouTube, é a questão do trabalho do menor, que já vem com a indagação do autor: é possível a contratação do menor de idade como atleta de futebol?

Ao final, toca-se também em ponto importante já tratado aqui no Lei em Campo em diversos artigos, colunas (e abordado também em nossa recente indicação de livro da semana): o racismo.

É, portanto, livro instigante sobre assuntos importantes. Vale a leitura para os "curiosos" de outras áreas – e é obrigatória para os operadores do direito nessa área!

……….

Temas Atuais de Direito Desportivo
Mauricio de Figueiredo Corrêa da Veiga
Editora LTr
152 páginas

 

Sobre o autor

Andrei Kampff é jornalista formado pela PUC-RS e advogado pela UFRGS-RS. Pós-graduando em Direito Esportivo e conselheiro do Instituto Iberoamericano de Direito Desportivo e criador do portal Lei em Campo. Trabalha com esporte há 25 anos, tendo participado dos principais eventos esportivos do mundo e viajado por 32 países atrás de histórias espetaculares. É autor do livro “#Prass38”.

Sobre o blog

Não existe esporte sem regras. Entendê-las é fundamental para quem vive da prática esportiva, como também para quem comenta ou se encanta com ela. De uma maneira leve, sem perder o conteúdo indispensável, Andrei Kampff irá trazer neste espaço a palavra de especialistas sobre temas relevantes em que direito e esporte tabelam juntos.

Mais Lei em Campo, por Andrei Kampff