Topo

Lei em Campo

Esporte das Letras traz tabelinha entre direito e esporte eletrônico

Andrei Kampff

11/10/2019 15h46

Fim de semana chegando, hora daquela tabelinha indispensável, esporte, literatura e direito.

O Alexandre Barreto tem missão semanal de encontrar um livro para nos indicar. Fuçador de livro, rato de livraria, ele dessa vez nos traz um lançamento. E de um assunto que cada vez mais merece a atenção de quem trabalha com Direito esportivo, o esporte eletrônico.

VEJA TAMBÉM: 

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo


 

Livro da semana: "O enquadramento jurídico do esporte eletrônico"

A dica desta semana é uma novidade, recém-lançada: "O enquadramento jurídico do esporte eletrônico", de Ricardo Georges Affonso Miguel. O tema é importante e interessante, tanto que merece espaço próprio no Lei em Campo, na seção eSport Legal, sob comando do Nicholas Bocchi.

E o livro, como não poderia deixar de ser, começa abordando a questão tão debatida: esporte eletrônico é mesmo esporte? Para respondê-la, Ricardo Miguel aborda o conceito de esporte e sua evolução, o conceito de atleta e de jogo eletrônico.

É notório o crescimento dessa atividade, com campeonatos, profissionalização de gamers e acenos para inclusão como modalidade olímpica. Assim, o autor percorre questões econômicas e sociais que permeiam os eSports, o atleta comercial e os consumidores, a cibercultura, sem deixar escaparem os riscos inerentes ao desenvolvimento tecnológico e os do marco jurídico regulatório.

Ricardo Miguel dedica, por fim, capítulo ao enquadramento jurídico do eSport, com o reconhecimento legal como esporte no Brasil e a regulamentação jurídica envolvendo a atividade. Sobra ainda espaço para analisar o modelo espanhol, com a sempre útil comparação que pode nos abrir os olhos, indicar modelos ou confirmar rumos!

O enquadramento jurídico do esporte eletrônico
Ricardo Georges Affonso Miguel
Editora Quartier Latin
144 páginas

 

Sobre o autor

Andrei Kampff é jornalista formado pela PUC-RS e advogado pela UFRGS-RS. Pós-graduando em Direito Esportivo e conselheiro do Instituto Iberoamericano de Direito Desportivo e criador do portal Lei em Campo. Trabalha com esporte há 25 anos, tendo participado dos principais eventos esportivos do mundo e viajado por 32 países atrás de histórias espetaculares. É autor do livro “#Prass38”.

Sobre o blog

Não existe esporte sem regras. Entendê-las é fundamental para quem vive da prática esportiva, como também para quem comenta ou se encanta com ela. De uma maneira leve, sem perder o conteúdo indispensável, Andrei Kampff irá trazer neste espaço a palavra de especialistas sobre temas relevantes em que direito e esporte tabelam juntos.