Topo
Lei em Campo

Lei em Campo

Categorias

Histórico

Tem mundial de Rúgbi, um esporte que cresce no Brasil

Andrei Kampff

22/08/2019 18h30

O rúgbi é uma paixão na Europa, Oceania, na África.

E está conquistando também o Brasil – na Argentina já é um esporte presente nas escolas, nos parques e ruas.

E vai começar a Copa do Mundo!

Veja também

Fique por dentro desse campeonato que vai acontecer no Japão.

Luiz GG Costa, advogado em Londres e colunista do Lei em Campo, conta aqui.


 

 O Mundial está chegando!   

 

A menos de um mês para o começo da Copa do Mundo de Rugby, as espectativas dos torcedores aumentam cada vez mais em suporte às seleções das chamadas Home Nations: Inglaterra, Escócia e País de Gales.

Pela Pool A, a Escócia estreia no dia 22 de setembro contra a Irlanda, em Yokohama. No mesmo dia, a Inglaterra enfrenta a seleção de Tonga, em Sapporo, pela Pool C. O País de Gales (atual campeão da Six Nations e primeiro no ranking mundial) estreia no dia 23 de setembro contra a Geórgia, em Toyota City, pela Pool D.

O Mundial, que acontece de 20 de setembro a 2 de novembro, tem tudo para ser o maior de todos os tempos. Para quebrar todos os recordes de público e de arrecadação. Esse será o 9º mundial.

A popularização do esporte, de certa forma impulsionada pela sua inclusão na Olimpíada do Rio em 2016, cresce por todo o mundo. Equipes como All Blacks (como é chamada a seleção da Nova Zelândia, ocupando atualmente a segunda colocação no ranking mundial), com um apelo e alcance global, contribuem muito para a propagação desse esporte em países com pouca tradição. Os All Blacks estreiam no dia 21 de setembro, no "superclássico" contra a África do Sul. Já logo no primeiro fim de semana, um superjogo desses. Vale a pena assistir.

No Brasil, o esporte cresce em proporção assustadora. Segundo números da Confederação Brasileira de Rugby, temos no país cerca de 60 mil praticantes. Há cerca de 300 clubes de rugby, espalhados por todos os estados e o Distrito Federal. O número de interessados em rugby no Brasil passa de 30 milhões (com cerca de 4,7 milhões de brasileiros "muito interessados"). Nossa seleção vem melhorando de posição no ranking mundial de forma acelerada. Atualmente somos 26º no ranking mantido pela World Rugby.

Com tamanha ascensão, quem sabe não estaremos lá no próximo Mundial, em 2023, na França? Enquanto isso, vamos apoiar o rugby brasileiro (#VemSerRugby)!

 

Sobre o autor

Andrei Kampff é jornalista formado pela PUC-RS e advogado pela UFRGS-RS. Pós-graduando em Direito Esportivo e conselheiro do Instituto Iberoamericano de Direito Desportivo e criador do portal Lei em Campo. Trabalha com esporte há 25 anos, tendo participado dos principais eventos esportivos do mundo e viajado por 32 países atrás de histórias espetaculares. É autor do livro “#Prass38”.

Sobre o blog

Não existe esporte sem regras. Entendê-las é fundamental para quem vive da prática esportiva, como também para quem comenta ou se encanta com ela. De uma maneira leve, sem perder o conteúdo indispensável, Andrei Kampff irá trazer neste espaço a palavra de especialistas sobre temas relevantes em que direito e esporte tabelam juntos.

Mais Lei em Campo, por Andrei Kampff