Nem declaração de que se jogou e pênalti vão levar Deyverson ao STJD

EDUARDO VALENTE/FRAMEPHOTO
O pênalti polêmico que deu a vitória do Palmeiras sobre o Avaí, por 2 a 1, fora de casa, no último domingo (27) não deverá fazer com que o atacante do alviverde seja punido pelo STJD e fique fora da equipe nas rodadas decisivas do Campeonato Brasileiro. Com dez pontos a menos que o Flamengo, o Palmeiras segue na caça do rubro-negro carioca.
"Não vejo como, pois foi objeto de análise do árbitro pelo vídeo", afirmou o procurador do STJD, Felipe Bevilacqua, em contato com o Lei em Campo.
O pênalti foi marcado no segundo tempo depois de Deyverson disputar a bola com a zaga da equipe catarinense. No primeiros momento, o árbitro Wilton Pereira Sampaio não marcou. Mas após revisão no VAR, decidiu anotar a penalidade.
VEJA TAMBÉM:
- Fortaleza "usa" a Globo para ter sucesso em ação contra a Turner no Cade
- Rússia já admite ficar de fora de Tóquio 2020. Entenda a crise
- Estudo mostra que futebol prejudica saúde dos atletas. Regra precisa
Nem mesmo o fato de ter feito o famoso "teatro", ao exagerar na reação após a disputa de bola com o jogador do Avaí, como o próprio Deyverson admitiu após o jogo, declarando que "eu senti [o toque] e meu papel é cair ali até ele ver as câmeras", vai levar o atacante palmeirense ao tribunal.
"Ele dizer que o papel dele é se jogar eu não acredito que seja uma infração, mas o fato de se jogar é uma das mais claras infrações ao artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Não há conduta mais antiética no esporte que a simulação. Ele declarar em entrevista que se jogou, no fundo, poderia ser usado como confissão da infração, mas não entendo como uma infração por si só", analisa o especialista em direito esportivo Vinícius Loureiro.
O artigo 258 do CBJD fala sobre quem "assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva" e tem pena de suspensão de uma a seis partidas.
As pessoas são julgadas por fatos. Se ele tivesse dito que cavou um pênalti em um jogo específico. Agora, ele deu uma declaração abstrata" resume o advogado Martinho Neves.
Deyverson foi decisivo para a vitória do Palmeiras. Antes de sofrer o pênalti, ele já tinha marcado o primeiro gol da equipe. Com o resultado, o Palmeiras sobe para 57 pontos e segue na segunda colocação. Já o Avaí continua na lanterna, com 17 pontos. Na quarta-feira, às 19h30, o time catarinense recebe o Fortaleza. No mesmo dia e horário, o Verdão faz clássico contra o São Paulo.
Por Thiago Braga
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.