Topo

Esporte das Letras: tática no futebol não é uma invenção de hoje

Andrei Kampff

12/07/2019 14h00

O Alexandre Barreto adora livro. E também futebol. Ele passeia por livrarias e gasta um pouco do muito que tem comprando livros. Ainda bem, ainda bem que se lê no Brasil.

LEIA TAMBÉM: 

 

Além dos livros de Direito Esportivo, ele vai atrás de literatura esportiva. Dessa vez ele achou um muito legal. Fala sobre a origem da tática e da estratégia no futebol.

Eu li essa resenha e já encomendei o livro para ele. Vai me ajudar muito.

Aproveite que o fim de semana está chegando e leia a dica do colunista do Lei em Campo Alexandre Barreto. Tomara que você encontre tempo nesses dias de folga para passar por uma livraria.

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo


 

Livro da Semana: "A pirâmide invertida: a história da tática no futebol"

Discutir tática é igual a discutir política, não é? Cada um vai defender sua visão, vai ter aquele que fala em "falso 9", em "winger", "ala invertido"… E nem sabemos se a tática é por si só o que determina uma equipe ou um resultado. Mas e que tal ganhar uns minutos lendo sobre como foi criada essa parte fundamental do futebol?

É o que se propõe o interessante "A pirâmide invertida: a história da tática no futebol", de Jonathan Wilson. Como nos conta a apresentação da obra, o autor "refaz todo o roteiro histórico da tática no futebol. Desde as origens do jogo, quando o caos ainda reinava, seus relatos percorrem a já longínqua era dos cinco atacantes, passam pelas grandes transformações da segunda metade do século XX e chegam enfim aos tempos modernos, em que a "pirâmide" se inverteu completamente para consagrar os esquemas com apenas um homem na linha de frente".

Claro que ele não deixa de lado nada, nem invenções "modernas" como o chamado "futebol total", passando por capítulos que exploram o terceiro zagueiro, a pirâmide que dá título ao livro e o pragmatismo inglês.

"A história da tática, ao que parece, é a história de duas tensões interligadas: estética versus resultado de um lado, técnica versus físico do outro. O que confunde o assunto é que aqueles que crescem em uma cultura de técnica tendem a enxergar uma abordagem mais robusta como forma de obter resultados, enquanto os que têm uma cultura mais física veem na técnica apenas o triunfo do pragmatismo; e a beleza – ou ao menos aquilo que os fãs preferem ver – permanece nos olhos do observador".

Pra quem ama sentar à mesa e falar horas sobre futebol, taí uma obra que vai render excelentes conversas!

A pirâmide invertida: a história da tática no futebol
Jonathan Wilson
Editora Grande Área
560 páginas

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Esporte das Letras: tática no futebol não é uma invenção de hoje - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Andrei Kampff é jornalista formado pela PUC-RS e advogado pela UFRGS-RS. Pós-graduando em Direito Esportivo e conselheiro do Instituto Iberoamericano de Direito Desportivo e criador do portal Lei em Campo. Trabalha com esporte há 25 anos, tendo participado dos principais eventos esportivos do mundo e viajado por 32 países atrás de histórias espetaculares. É autor do livro “#Prass38”.

Sobre o blog

Não existe esporte sem regras. Entendê-las é fundamental para quem vive da prática esportiva, como também para quem comenta ou se encanta com ela. De uma maneira leve, sem perder o conteúdo indispensável, Andrei Kampff irá trazer neste espaço a palavra de especialistas sobre temas relevantes em que direito e esporte tabelam juntos.


Lei em Campo