Topo

Lei em Campo

Esporte das Letras: a dica é livro sobre a profissão de jogador de futebol

Andrei Kampff

10/01/2020 16h45

Uma obra necessária para se entender a relação profissional do atleta de futebol.

Mas seria uma injustiça resumir a dica do nosso colunista a isso: o livro vai além, e traz uma pesquisa histórica sobre o ofício, desde o surgimento do futebol no Brasil, lá em 1894, com Charles Miller.

VEJA TAMBÉM:

Para melhorar, o livro foi escrito por um estudioso da área, e colaborador fiel do Lei em Campo Dr. Domingos Zainagui. Vale ler a dica de Alexandre Barreto.


Livro da semana: "Os atletas profissionais de futebol no direito do trabalho"

Começamos 2020 com mais uma dica de livro para os operadores, estudantes ou curiosos do mundo do direito esportivo.

Esta é uma obra clássica do direito do trabalho esportivo, escrita pelo principal expoente do assunto na atualidade, inclusive, tendo sido pioneiro no exame do tema. Domingos Zainagui foi autor da primeira tese de doutorado sobre a profissão de atleta de futebol no Brasil.

O livro trata dessa profissão desde o surgimento do futebol no Brasil, em 1894, com Charles Miller, brasileiro (e não inglês, como ainda muitos supõem). Esta obra, desde sua primeira edição, inspirou muitos trabalhos acadêmicos e serviu de base para a criação de jurisprudência específica sobre o tema.

Estuda-se o contrato de trabalho, sua suspensão, interrupção e terminação. Trata da jornada de trabalho, da concentração, do Direito de Arena, das cláusulas indenizatória e compensatória, e traz, também, textos da Lei Pelé e seu regulamento. Indispensável para advogados, juízes, procuradores, atletas, dirigentes desportivos e estudiosos do direito esportivo.

Os atletas profissionais de futebol no direito do trabalho
Domingos Sávio Zainaghi
Editora LTr
192 páginas

Sobre o autor

Andrei Kampff é jornalista formado pela PUC-RS e advogado pela UFRGS-RS. Pós-graduando em Direito Esportivo e conselheiro do Instituto Iberoamericano de Direito Desportivo e criador do portal Lei em Campo. Trabalha com esporte há 25 anos, tendo participado dos principais eventos esportivos do mundo e viajado por 32 países atrás de histórias espetaculares. É autor do livro “#Prass38”.

Sobre o blog

Não existe esporte sem regras. Entendê-las é fundamental para quem vive da prática esportiva, como também para quem comenta ou se encanta com ela. De uma maneira leve, sem perder o conteúdo indispensável, Andrei Kampff irá trazer neste espaço a palavra de especialistas sobre temas relevantes em que direito e esporte tabelam juntos.